PAIS DO INFANTÁRIO DO SALVADOR



SE ÉS UM DOS....PARTICIPA

Este é um blog de pais para pais, está a ser agora criado e pretende que seja visualizado por todos aqueles que estiverem interessados. o objectivo é tentar aproximar a escola de todos os pais, está a ser lançado um desafio a todos, aqui podes deixar alguns comentários bons ou maus para que possam por todos ser discutidos.







Todos os pais interessados podem participar directamente enviando-nos publicações para assoc.pais.salvador@gmail.com , a nós cabe publicar. ( participe não custa nada, vai ver que o blog fica mais animado com a sua colaboração)































sexta-feira, 9 de abril de 2010

Será que as crianças mentem?

Será que seres tão inocentes e ingénuos têm a habilidade, o engenho e a premeditação suficientes para mentir? E qual a fronteira entre a mentira e a imaginação? Entre o faltar à verdade e o mentir? Entre omitir «certos factos» e contar a história «à sua maneira»?

Às vezes é muito difícil afirmar se uma pessoa está a mentir, porque mentir não é apenas dizer coisas que não são verdadeiras – pressupõe uma atitude deliberada, ostensiva, mais ou menos premeditada, e isso são intenções que só o próprio pode confirmar. Além disso, mesmo nas situações em que a verdade é falseada, poder-se-á perguntar porque é que isso acontece. Para defesa pessoal? Para evitar consequências desagradáveis? Porque se leu a realidade de maneira diferente? Porque se está convencido que os factos foram exactamente assim, mesmo quando não foram?
Outra coisa também é igualmente verdade: há que ter cuidado em interpretar essas «mentiras». E cá estamos nós a afirmar verdades que, se calhar, para outras pessoas não serão tão verdadeiras assim e a enredarmo-nos neste labirinto verbal... vêem como as coisas são?
E mais: qual o grau de ligação entre mentir, em criança, e a aquisição de valores éticos de honestidade e desonestidade? De rigor ou falta dele? De lealdade ou deslealdade? Será que quem mente uma vez, mentirá para sempre?
Mentir por não entender o que se pergunta - Não se tratará propriamente de uma mentira, apenas de um mal-entendido. «Lavaste os dentes? Sim!», «Não lavaste nada. Lavei. Estás a mentir!».

Mentira estratégica- mentira para conseguir objectivos pessoais...;

Mentira defensiva-Uma criança deste grupo etário (quatro, cinco anos) já pode mentir para se defender ou para não assumir a responsabilidade do que fez, com medo das consequências...;

Mentira que é fantasia-As crianças pequenas, de quatro, cinco anos, gostam de inventar histórias e fábulas. Faz parte do seu desenvolvimento...;

Quando o mentir revela problemas emocionais - Algumas vezes, as crianças contam histórias incríveis, recheadas de pormenores exóticos, mas à primeira vista credíveis, um pouco para chamar a atenção dos adultos. Se este comportamento se torna constante e a verdade e a realidade passam para «enésimo» plano, o facto pode traduzir alguma carência afectiva...;

Sem comentários:

o Porquê deste Blog

O blog surgiu a partir de um desafio, não posso dizer de quem mas acho que com o continuar todos vão perceber. Não quero fugir ao que me propus, que é informar ou pelo menos tentar explicar o porquê.

quem seguir o blog vai perceber que este é uma tentativa de complemento entre a Associação de pais, os pais e a Instituição, não pretendemos ser inovadores mas sim prestar um bom serviço.

– Recolher opiniões e pareceres dos Pais e Encarregados de Educação sobre problemas educativos e culturais, ou outros de interesse para os seus filhos e educandos, dando deles conhecimento a Escola/Infantário e outras entidades;

– Intervir junto das entidades oficiais e particulares, por si ou em conjugação com a Escola/Infantário, sempre que a sua acção possa ser de interesse dos alunos.

– Colaborar na realização e estimular as actividades culturais, recreativas, desportivas e de ocupação de tempos livres, promover debates, colóquios, conferências, sessões de estudo e outras actividades afins.

Este sera o proposito da Nossa Associação, quanto ao blog além de assuntos mais sérios podemos também "brincar".