
Um investigador da Universidade do Ulster (Irlanda do Norte) que liderou o estudo, em conjunto com cientistas da Universidade de Leicester (Reino Unido) afirma que ter uma irmã ajuda decisivamente na manutenção de uma boa saúde mental. «As irmãs encorajam a comunicação e a coesão familiares. Porém, os irmãos parecem ter o efeito oposto. A expressão emocional é fundamental para a boa saúde psicológica e as raparigas são boas aliadas».
As raparigas que têm irmãs também tendem a ser mais independentes e motivadas para a obtenção de resultados. E os efeitos são mais visíveis nas famílias monoparentais, o que parece indicar que as irmãs se apoiam umas às outras em contexto de divórcio dos pais. Os resultados deste trabalho acabam de ser apresentados no encontro anual da Sociedade Britânica de Psicologia.
O investigador afirma que os resultados mais baixos do estudo, que envolveu 571 jovens adultos, foram obtidos pelos rapazes que apenas têm irmãos. «Tal poderá dever-se ao facto dos rapazes terem tendência a não verbalizar as coisas e quando estão juntos quase que se assiste a uma ‘conspiração de silêncio’ que as raparigas estilhaçam rapidamente».
Sem comentários:
Enviar um comentário