
O Parto dentro da água caracteriza-se exactamente pelo nascimento da criança dentro da água e pode acontecer numa banheira de hidromassagem ou mesmo numa banheira inflável, seja em ambiente hospitalar ou em domicílio.
poderá achar a opcção do parto dentro de água esquisita, mas esta já esta a ser muito usada por mulheres que procuram uma outra opcção quando chega a grande hora do nascimento da criança. Como em toda gestação a escolha do tipo de parto devera ser feita em conjunto com o médico que avalia as condições físicas da mãe e do bebe para poder decidir pelo mais adequado.
No parto dentro da água, a mãe fica dentro de uma banheira ou tina de água durante o processo de nascimento do bebe. O bebe nascerá dentro da água, ou seja, no mesmo ambiente em que ele já viveu dentro do útero durante os 9 meses de gestação.
Todo o ambiente é preparado especialmente para o nascimento. No parto dentro da água, a mãe pode ter ao seu lado a companhia do pai do bebe – inclusive pode ficar na banheira junto com á mãe, a água da banheira é aquecida a 36,5ºC e a luz é deixada bem fraca para criar um ambiente calmo e aconchegante.
Esse tipo de nascimento é considerado o mais calmo e suave, tanto para o bebe, quanto para a mãe. Os bebes raramente choram, e saem do útero directo para os braços das mães, sem nenhum trauma ou stress.
Alguns médicos não aconselham esse tipo de parto porque dizem que o bebe pode aspirar água. Mas estudos mostram que esses casos são bem raros. Ou seja, o parto dentro da água não perde em segurança para os outros partos. O facto de a mãe estar na água, relaxa-a mais, fazendo com que a utilização da episiotomia não seja sequer necessária, já que a região está totalmente relaxada. Há algumas mulheres que usam a banheira antes mesmo do processo de expulsão do feto, já que a água ajuda a aliviar as contracções e tira o peso do bebe.
Mas preste atenção se escolher esse tipo de parto. Em Portugal, os hospitais estatais não o realizam, e as clínicas particulares também ainda não adoptaram essa técnica, segundo as informações que obtivemos. De facto, os partos na água oferecem as mesmas garantias que os partos realizados numa cama de hospital. É um método seguro, que reduz a dor, e permite uma maior agilidade de movimentos.
Assim, os partos realizados na água permitem que a mãe se possa descontrair e que encontre a posição que mais lhe convém. O próprio líquido amniótico, onde se encontra o bebé, conduzirá melhor o seu "rebento" para o mundo exterior. A mãe acaba por se sentir como a principal protagonista de todo o processo do parto, facto que não acontece com a mesma facilidade no parto normal.
Sem comentários:
Enviar um comentário