PAIS DO INFANTÁRIO DO SALVADOR



SE ÉS UM DOS....PARTICIPA

Este é um blog de pais para pais, está a ser agora criado e pretende que seja visualizado por todos aqueles que estiverem interessados. o objectivo é tentar aproximar a escola de todos os pais, está a ser lançado um desafio a todos, aqui podes deixar alguns comentários bons ou maus para que possam por todos ser discutidos.







Todos os pais interessados podem participar directamente enviando-nos publicações para assoc.pais.salvador@gmail.com , a nós cabe publicar. ( participe não custa nada, vai ver que o blog fica mais animado com a sua colaboração)































quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Criança e o Infantário

O infantário não é um depósito de crianças. Por esta razão é importante dispor de informação pormenorizada sobre os programas de desenvolvimento do infantário, visto que as capacidades da criança estão relacionadas com os estímulos que recebe desde os primeiros meses.
A mãe que deixa o seu filho no infantário precisa de sentir confiança e as pessoas com quem falou no momento da escolha, além de lhe fornecerem dados objectivos, devem transmitir-lhe essa sensação.
É importante a mãe não desenvolver sentimentos de culpa por ter que deixar o filho no infantário durante o primeiro ano para retomar o trabalho, seja por necessidade ou por vontade de o fazer.
Não há nenhum motivo que impeça a criança de ter um desenvolvimento físico e psicológico correcto se o infantário tiver condições adequadas e se em casa receber os devidos cuidados dos pais.

O ideal é que a criança se vá habituando ao infantário, gradualmente, começando por ficar poucas horas até perfazer o horário necessário.
A pessoa que trata da criança deve conhecer todos os seus hábitos e costumes, de forma a tornar menos brusca a mudança. A criança reconhece, desde muito cedo, as pessoas e os ambientes que a rodeiam e necessita de sentir-se perto do que conhece e lhe é familiar.
O horário das refeições e as características de cada criança para comer, dormir, etc., devem ser respeitados. Levar um brinquedo ou outro objecto que lhe seja familiar e a mãe acompanhá-la até à sala e ficar um pouco com ela, pode ajudá-la a ambientar-se melhor.

Sem comentários:

o Porquê deste Blog

O blog surgiu a partir de um desafio, não posso dizer de quem mas acho que com o continuar todos vão perceber. Não quero fugir ao que me propus, que é informar ou pelo menos tentar explicar o porquê.

quem seguir o blog vai perceber que este é uma tentativa de complemento entre a Associação de pais, os pais e a Instituição, não pretendemos ser inovadores mas sim prestar um bom serviço.

– Recolher opiniões e pareceres dos Pais e Encarregados de Educação sobre problemas educativos e culturais, ou outros de interesse para os seus filhos e educandos, dando deles conhecimento a Escola/Infantário e outras entidades;

– Intervir junto das entidades oficiais e particulares, por si ou em conjugação com a Escola/Infantário, sempre que a sua acção possa ser de interesse dos alunos.

– Colaborar na realização e estimular as actividades culturais, recreativas, desportivas e de ocupação de tempos livres, promover debates, colóquios, conferências, sessões de estudo e outras actividades afins.

Este sera o proposito da Nossa Associação, quanto ao blog além de assuntos mais sérios podemos também "brincar".