PAIS DO INFANTÁRIO DO SALVADOR



SE ÉS UM DOS....PARTICIPA

Este é um blog de pais para pais, está a ser agora criado e pretende que seja visualizado por todos aqueles que estiverem interessados. o objectivo é tentar aproximar a escola de todos os pais, está a ser lançado um desafio a todos, aqui podes deixar alguns comentários bons ou maus para que possam por todos ser discutidos.







Todos os pais interessados podem participar directamente enviando-nos publicações para assoc.pais.salvador@gmail.com , a nós cabe publicar. ( participe não custa nada, vai ver que o blog fica mais animado com a sua colaboração)































quarta-feira, 17 de março de 2010

Como estruturar a personalidade da criança

A personalidade da criança, forma-se logo à nascença. Tudo o que interioriza, está relacionado com o mundo em seu redor. Aprende a chorar, a pedir as coisas, através de uma linguagem que ela própria definiu e, que os adultos descodificam.
Afinal, a linguagem das crianças é universal, tal como o é, a forma de construir a personalidade.
As crianças exprimem-se a partir de pequenos códigos gestuais que, vigoram ao longo dos tempos sem que a sua convencionalidade, tenha sido previamente definida. Parece que todas nascem "ensinadas", pois têm uma forma universal de chamar a atenção: chorar. Este é o indício característico, de que algo não corre da melhor forma, para elas. Basta dar a devida atenção e carinho que a criança merece e necessita e, o choro não se fará sentir com tanta frequência. Porém, o acto de chorar não desaparece totalmente, mas as melhoras são notáveis. Nas alturas de doença ou de fome, o choro será certamente mais intenso. Esta é a linguagem da criança, por isso, não dramatize a situação.
Nos primeiros meses de vida, o choro é um reflexo das suas necessidades primárias, como ter fome, sono ou, quando quer lhe mudem a fralda. Os sorrisos começam a surgir, inocentemente, em resposta aos mimos, que a criança recebe. O momento dos primeiros sorrisos, será uma fotografia bem definida na sua memória. Acredite.
Quando a criança cresce, os gritos de alegria ou irritação e os gestos feitos com a mão, começam a aparecer naturalmente. Ao dar os primeiros passos e, antes de ter um ano de vida, as palavras "Mamã" e "Papá", começam a sair da boca da criança quase que, por magia. Ainda assim, a criança aprecia particularmente um vocábulo: o "Não".
Á medida que o seu comportamento evolui, a criança começa a ter cada vez mais certeza, daquilo que realmente quer. O relacionamento com os pais e com o mundo que a rodeia, é muito importante. Mas, há uma figura indispensável: a Mãe.
A cumplicidade entre a mãe e a criança, determina mais tarde, o seu comportamento e afectividade com os outros. O carinho recebido nesta fase, vem determinar no futuro a forma de se relacionar intimamente, com os outros.
Entre o primeiro e o segundo ano de vida, as crianças começam a descobrir-se, umas às outras. Essa relação pode ser baseada na amizade ou, na disputa pelos brinquedos que, cada uma acha serem somente seus. Nesta altura, a criança já deve ter interiorizado o conceito de partilha, para evitar uma personalidade egoísta no futuro.
As emoções devem ser explicadas e descritas às crianças. A tristeza, alegria, medo, irritação, são expressões que a criança deve começar a distinguir, a partir de exemplos dados pelos pais.. As demonstrações de carinho já são mais fáceis para as crianças serem compreendidas, pois em princípio o seu lar deve ser coberto desta harmonia de carícias.
Mesmo já conseguindo ter alguma noção dos seus desejos, a criança ainda tem dificuldade em perceber, o que os outros estão a sentir ou a pensar. Isso só é possível a partir dos dois anos e meio, quando a criança já tem uma visão mais nítida das coisas.
O fundamental é os pais compreenderem, que a personalidade de uma criança, vai-se formando ao longo do seu crescimento, tanto a nível pessoal, como afectivo. É desde muito novos, que adquirem conceitos e ideais, que mais tarde terão os seus reflexos.
A personalidade nasce muito cedo e, solidifica-se com o tempo. As acções e comportamentos do seu filho são, em muitas situações, o reflexo daquilo que em criança, interiorizava, das atitudes dos pais e, do mundo que o rodeava. A criança pode não falar, mas sente... Interiorize você também, esta ideia...

Sem comentários:

o Porquê deste Blog

O blog surgiu a partir de um desafio, não posso dizer de quem mas acho que com o continuar todos vão perceber. Não quero fugir ao que me propus, que é informar ou pelo menos tentar explicar o porquê.

quem seguir o blog vai perceber que este é uma tentativa de complemento entre a Associação de pais, os pais e a Instituição, não pretendemos ser inovadores mas sim prestar um bom serviço.

– Recolher opiniões e pareceres dos Pais e Encarregados de Educação sobre problemas educativos e culturais, ou outros de interesse para os seus filhos e educandos, dando deles conhecimento a Escola/Infantário e outras entidades;

– Intervir junto das entidades oficiais e particulares, por si ou em conjugação com a Escola/Infantário, sempre que a sua acção possa ser de interesse dos alunos.

– Colaborar na realização e estimular as actividades culturais, recreativas, desportivas e de ocupação de tempos livres, promover debates, colóquios, conferências, sessões de estudo e outras actividades afins.

Este sera o proposito da Nossa Associação, quanto ao blog além de assuntos mais sérios podemos também "brincar".