PAIS DO INFANTÁRIO DO SALVADOR



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Este é um blog de pais para pais, está a ser agora criado e pretende que seja visualizado por todos aqueles que estiverem interessados. o objectivo é tentar aproximar a escola de todos os pais, está a ser lançado um desafio a todos, aqui podes deixar alguns comentários bons ou maus para que possam por todos ser discutidos.







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quinta-feira, 15 de julho de 2010

Será normal?
O desenho infantil sempre intrigou os adultos. Foram realizados imensos estudos, em que se analisaram e codificaram todos os elementos.
Por exemplo, o preto simboliza os sentimentos mais negativos, o vermelho indica excitação ou agressividade, enquanto que cores como verde ou o azul são associadas à noção de controlo ou tranquilidade.
Apesar disso, a ideia frequente de que o uso do preto ou vermelho indica que algo está errado nem sempre se aplica.
«Podíamos dizer que uma criança que pinta com cores vivas será mais alegre do que uma que usa cores mais escuras. No entanto, nem sempre é assim. Cada desenho tem sempre um contexto», sublinha.
«Há vários factores envolvidos como o sítio, as circunstâncias em que foi feito e a pessoa a quem se destina», alerta ainda. Por vezes, são mais relevantes os motivos que levaram a desenhar ou o estado de espírito na execução, do que as figuras representadas. Daí o risco de se tirar conclusões precipitadas.
O papel dos pais
Ao contrário do que se possa pensar, o facto de pintar as nuvens de outra cor não significa que haja um problema. Mais do que fiscalizar, cabe aos pais apreciar as criações artísticas.
Partilhar estas actividades com os filhos ajuda a perceber como eles vêem o mundo. Nem sempre é fácil interpretar o que lá está, por isso, o melhor é perguntar e deixar-se surpreender com as histórias. Mostrar interesse é muito positivo.
Segundo Paula Vilariça, «é bom ter curiosidade pelo que as crianças fazem, pois significa que os adultos valorizam e se interessam. Para elas, não há nada melhor do que ser importante para os seus pais.» Além disso, a maioria adora contar histórias.
Se a criança desenhar algo fora do comum ou não quiser explicar de que se trata isso deve ser respeitado. «Uma coisa é fazer um desenho estranho uma vez, outra coisa fazê-lo sistematicamente. Aí já pode indicar que algo se passa», salienta a pedopsiquiatra.
Uma situação pouco frequente mas que também se verifica em algumas crianças é não gostar de desenhar. Nestes casos, não há razão para alarme se isto se tratar de uma situação isolada, ou seja, se a criança gostar de outras actividades de expressão próprias da idade.
Desenho em análise
Em terapia, o desenho é usado como espaço intermédio de comunicação. As crianças sabem porque estão ali e, através do papel, conseguem verbalizar o que sentem. «Há crianças que, em acompanhamento terapêutico, desenham sempre a mesma coisa, até que se perceba o que querem dizer. É como se estivessem a enviar mensagens», conta Paula Vilariça.
Para além do desenvolvimento ou questões emocionais, este pode revelar outros problemas. «É frequente aparecerem desenhos com chuva no caso de crianças com enurese (que molham a cama)», exemplifica.
Regra geral, os desenhos infantis não devem ser fonte de preocupação, ao não ser que haja uma persistência nos motivos usados. Lembre-se que para as crianças eles são, acima de tudo, um meio de diversão. Mais do que analisá-los ao pormenor, dedique-se a apreciá-los.

publicado:Guia pais

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o Porquê deste Blog

O blog surgiu a partir de um desafio, não posso dizer de quem mas acho que com o continuar todos vão perceber. Não quero fugir ao que me propus, que é informar ou pelo menos tentar explicar o porquê.

quem seguir o blog vai perceber que este é uma tentativa de complemento entre a Associação de pais, os pais e a Instituição, não pretendemos ser inovadores mas sim prestar um bom serviço.

– Recolher opiniões e pareceres dos Pais e Encarregados de Educação sobre problemas educativos e culturais, ou outros de interesse para os seus filhos e educandos, dando deles conhecimento a Escola/Infantário e outras entidades;

– Intervir junto das entidades oficiais e particulares, por si ou em conjugação com a Escola/Infantário, sempre que a sua acção possa ser de interesse dos alunos.

– Colaborar na realização e estimular as actividades culturais, recreativas, desportivas e de ocupação de tempos livres, promover debates, colóquios, conferências, sessões de estudo e outras actividades afins.

Este sera o proposito da Nossa Associação, quanto ao blog além de assuntos mais sérios podemos também "brincar".