
Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.
1- Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
2- Todas as crianças deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente.
3- Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
4- Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe
5- As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
6- Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
7- Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer
8- Todas as crianças têm direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
9- Todas as crianças deve ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
10- Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.São dez princípios que têm como base e fundamento os direitos á liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitados e preconizadas.
MAMA E PAPA NÃO TE ESQUEÇAS...
Em todo o mundo há 860 milhões de crianças a sofrer. A fome lidera a lista das ameaças, com mais de 400 milhões de crianças afectadas pela desnutrição. Antes dos cinco anos morrem 11 milhões de crianças pelo mesmo motivo. Os números da SIDA também são assustadores. A cada minuto, uma criança nasce infectada com o HIV e uma morre devido a problemas relacionados com o vírus.Igualmente brutal é a situação de cerca de 211 milhões de crianças que são obrigadas a trabalhar, algumas em regime de escravatura.
É um dia de alegria mas não nos podemos esquecer daqueles que hoje sofrem...
Sem comentários:
Enviar um comentário