PAIS DO INFANTÁRIO DO SALVADOR



SE ÉS UM DOS....PARTICIPA

Este é um blog de pais para pais, está a ser agora criado e pretende que seja visualizado por todos aqueles que estiverem interessados. o objectivo é tentar aproximar a escola de todos os pais, está a ser lançado um desafio a todos, aqui podes deixar alguns comentários bons ou maus para que possam por todos ser discutidos.







Todos os pais interessados podem participar directamente enviando-nos publicações para assoc.pais.salvador@gmail.com , a nós cabe publicar. ( participe não custa nada, vai ver que o blog fica mais animado com a sua colaboração)































domingo, 2 de maio de 2010

No minímo curioso

O ar livre, o campo, a natureza fazem bem às crianças. Toda a gente já sabe. Mas, agora, cientistas americanos descobriram que o contacto com a terra pode facilitar os mecanismos de aprendizagem.Os investigadores da Sage Colleges de Troy, em Nova Iorque, analisaram uma bactéria que se encontra no solo – a Mycobacterium vaccae – e que é habitualmente ingerida ou inalada pelas pessoas que passam muito tempo em hortas ou jardins. Já se sabia que estas bactérias são benéficas para diminuir a ansiedade, uma vez que aceleram a produção de serotonina, funcionando como um antidepressivo.Como a serotonina também desempenha um papel importante na aprendizagem, os cientistas quiseram ir mais longe. Injectaram a bactéria em ratinhos e colocaram-nos perante um labirinto. Os ratinhos que ingeriram as Mycobacterium vaccae percorreram o labirinto duas vezes mais rapidamente e mostraram menos ansiedade do que os ratinhos do grupo de controlo.Os efeitos, concluíram ainda, permaneciam durante três semanas.«É interessante especular sobre o que aconteceria se criassem ambientes de aprendizagem nas escolas que incluíssem visitas ao exterior, uma horta por exemplo, onde estaria presente a bactéria. Isto poderia ajudar a reduzir os níveis de ansiedade dos alunos e a melhorar sua habilidade para aprender novas tarefas», revelou a equipa em comunicado de imprensa.

Sem comentários:

o Porquê deste Blog

O blog surgiu a partir de um desafio, não posso dizer de quem mas acho que com o continuar todos vão perceber. Não quero fugir ao que me propus, que é informar ou pelo menos tentar explicar o porquê.

quem seguir o blog vai perceber que este é uma tentativa de complemento entre a Associação de pais, os pais e a Instituição, não pretendemos ser inovadores mas sim prestar um bom serviço.

– Recolher opiniões e pareceres dos Pais e Encarregados de Educação sobre problemas educativos e culturais, ou outros de interesse para os seus filhos e educandos, dando deles conhecimento a Escola/Infantário e outras entidades;

– Intervir junto das entidades oficiais e particulares, por si ou em conjugação com a Escola/Infantário, sempre que a sua acção possa ser de interesse dos alunos.

– Colaborar na realização e estimular as actividades culturais, recreativas, desportivas e de ocupação de tempos livres, promover debates, colóquios, conferências, sessões de estudo e outras actividades afins.

Este sera o proposito da Nossa Associação, quanto ao blog além de assuntos mais sérios podemos também "brincar".