PAIS DO INFANTÁRIO DO SALVADOR



SE ÉS UM DOS....PARTICIPA

Este é um blog de pais para pais, está a ser agora criado e pretende que seja visualizado por todos aqueles que estiverem interessados. o objectivo é tentar aproximar a escola de todos os pais, está a ser lançado um desafio a todos, aqui podes deixar alguns comentários bons ou maus para que possam por todos ser discutidos.







Todos os pais interessados podem participar directamente enviando-nos publicações para assoc.pais.salvador@gmail.com , a nós cabe publicar. ( participe não custa nada, vai ver que o blog fica mais animado com a sua colaboração)































segunda-feira, 3 de maio de 2010

De barriga para baixo?

Síndrome da morte súbita. Eis a razão pela qual a maioria dos pais não hesita em deitar o bebé de barriga para cima na altura de dormir. Mas a partir do terceiro mês e quando estão acordados, os bebés devem ser colocados de barriga para baixo.

Desde 1992, ano em que foi difundida a campanha ‘back to sleep’, que os casos da Síndrome da Morte Súbita diminuíram significativamente. Os pais passaram a ser informados da importância de deitar os bebés de barriga para cima de forma a reduzir as mortes inexplicáveis de crianças aparentemente saudáveis no primeiro ano de vida. «A morte súbita é uma síndrome, ou seja, não há apenas uma explicação para acontecer. O deitar de barriga para baixo pode levar à asfixia do bebé nos lençóis, em brinquedos que tenha na cama ou até no próprio vómito», explica o osteopata pediátrico Gonçalo Costa. Em Portugal, segundo vários estudos efectuados, houve um aumento do número de casos de morte súbita entre 1974 e 1990, assim como um decréscimo a partir de 1992.

Os pais aprenderam tão bem a lição que são poucos os que se lembram de colocar o bebé de barriga para baixo quando está acordado. Uma posição que, de acordo com a osteopata pediátrica Vanessa Faria Lopes, tem benefícios comprovados. «A partir do terceiro mês de vida e quando acordados, os bebés devem ser colocados de barriga para baixo, sempre de forma vigiada e por curtos períodos de tempo. Esta posição faz com que os bebés comecem a sustentar a cabeça, exercitando os músculos posteriores do pescoço, costas e membros superiores, resultando no fortalecimento da musculatura e na promoção da coordenação dos movimentos e desenvolvimento motor do bebé». Graças a este exercício continuado, à medida que vai crescendo, a criança vai adquirindo muito mais força e coordenação nos músculos da parte superior do corpo.

publicado: Pais e Filhos

Sem comentários:

o Porquê deste Blog

O blog surgiu a partir de um desafio, não posso dizer de quem mas acho que com o continuar todos vão perceber. Não quero fugir ao que me propus, que é informar ou pelo menos tentar explicar o porquê.

quem seguir o blog vai perceber que este é uma tentativa de complemento entre a Associação de pais, os pais e a Instituição, não pretendemos ser inovadores mas sim prestar um bom serviço.

– Recolher opiniões e pareceres dos Pais e Encarregados de Educação sobre problemas educativos e culturais, ou outros de interesse para os seus filhos e educandos, dando deles conhecimento a Escola/Infantário e outras entidades;

– Intervir junto das entidades oficiais e particulares, por si ou em conjugação com a Escola/Infantário, sempre que a sua acção possa ser de interesse dos alunos.

– Colaborar na realização e estimular as actividades culturais, recreativas, desportivas e de ocupação de tempos livres, promover debates, colóquios, conferências, sessões de estudo e outras actividades afins.

Este sera o proposito da Nossa Associação, quanto ao blog além de assuntos mais sérios podemos também "brincar".