
É durante a adolescência que se inicia o processo de consolidação da identidade. Uma identidade complexa que integra factores emocionais, cognitivos e sociais. A ocorrência de comportamentos bi ou homossexuais na adolescência é muito frequente. A exploração de diferentes possibilidades de relacionamento sexual e íntimo deve ser parte do desenvolvimento psico-sexual na adolescência.
As questões da identidade homossexual têm sido consideradas como um factor de risco que podem explicar as taxas de suicídio entre adolescentes homossexuais superiores às taxas de suicídio de jovens heterossexuais. O resultado é que os jovens LGB (lésbicas, gays e bissexuais) estão sujeitos a factores de tensão social que variam de uma atitude negativa generalizada à rejeição de família e amigos.
A homofobia gera comportamentos e atitudes de mentira, usadas pelos jovens como defesa à exclusão social. Esta dificuldade de lidar com esta exclusão leva muitos jovens homossexuais ao desespero e à depressão, assim não é incomum que muitos pensem em suicídio.
Os pais, professores e psicólogos devem ter especial atenção a esta temática, pois muitos jovens aceitam a sua orientação sexual e seguem a sua vida, mas outros não aceitam e o suicídio surge como única alternativa
Sem comentários:
Enviar um comentário