PAIS DO INFANTÁRIO DO SALVADOR



SE ÉS UM DOS....PARTICIPA

Este é um blog de pais para pais, está a ser agora criado e pretende que seja visualizado por todos aqueles que estiverem interessados. o objectivo é tentar aproximar a escola de todos os pais, está a ser lançado um desafio a todos, aqui podes deixar alguns comentários bons ou maus para que possam por todos ser discutidos.







Todos os pais interessados podem participar directamente enviando-nos publicações para assoc.pais.salvador@gmail.com , a nós cabe publicar. ( participe não custa nada, vai ver que o blog fica mais animado com a sua colaboração)































terça-feira, 17 de agosto de 2010

Rapazes menos sensíveis ao stress das Mães


Sempre que uma grávida produz cortisol, uma hormona que está envolvida na resposta ao stresse, esta pode atravessar a placenta e afectar o bebé. Contudo, ainda não se sabia ao certo se os fetos do sexo masculino e feminino respondiam da mesma forma à hormona. Investigadores na Austrália, acompanharam a gravidez de 132 mulheres asmáticas – que produzem elevados níveis de cortisol sempre que têm um ataque de asma, e 51 mulheres saudáveis. 45 minutos após cada nascimento, os cientistas mediram os níveis de cortisol presente no sangue do cordão umbilical e analisaram os genes associados à resposta do stresse na placenta. Concluiu-se que as meninas filhas de mulheres com asma moderada a grave tinham níveis mais elevados de cortisol no sangue do que as filhas de mulheres saudáveis. No entanto, não foram observadas diferenças nos níveis de cortisol entre bebés do sexo masculino. Os investigadores registaram também que 22,5 por cento das meninas filhas de mães asmáticas eram pequenas para a idade gestacional e apenas 9,5 por cento das filhas de mães saudáveis sofriam do mesmo. Os meninos voltaram a não registar qualquer variação. Esta descoberta poderá conduzir ao desenvolvimento de novos tratamentos para os bebés que estão sob o risco de parto prematuro. Tim Moss, fisiologista, considera que o trabalho tem importantes aplicações clínicas que «poderão ajudar a reduzir a vulnerabilidade dos bebés do sexo masculino».

Sem comentários:

o Porquê deste Blog

O blog surgiu a partir de um desafio, não posso dizer de quem mas acho que com o continuar todos vão perceber. Não quero fugir ao que me propus, que é informar ou pelo menos tentar explicar o porquê.

quem seguir o blog vai perceber que este é uma tentativa de complemento entre a Associação de pais, os pais e a Instituição, não pretendemos ser inovadores mas sim prestar um bom serviço.

– Recolher opiniões e pareceres dos Pais e Encarregados de Educação sobre problemas educativos e culturais, ou outros de interesse para os seus filhos e educandos, dando deles conhecimento a Escola/Infantário e outras entidades;

– Intervir junto das entidades oficiais e particulares, por si ou em conjugação com a Escola/Infantário, sempre que a sua acção possa ser de interesse dos alunos.

– Colaborar na realização e estimular as actividades culturais, recreativas, desportivas e de ocupação de tempos livres, promover debates, colóquios, conferências, sessões de estudo e outras actividades afins.

Este sera o proposito da Nossa Associação, quanto ao blog além de assuntos mais sérios podemos também "brincar".